Com o objetivo de reduzir e manter o fluxo de gás, líquido ou vapor estável, são essenciais em diversos setores industriais, como petrolífero e mineiro. Aplicações menores e possíveis são em residências, estabelecimentos comerciais e empresariais na regulação de água.
Agora, vem com a gente entender um pouco de tudo sobre estas válvulas!
O que são?
Como já dito, as válvulas reguladoras de pressão tem o propósito de estabilizar e reduzir o fluxo do que estiver passando por ela, seja gás, líquido ou vapor. Elas garantem que a pressão seja baixa o suficiente para que o fluxo de conteúdo varie entre os requisitos mínimos e máximos do sistema, não os ultrapassando.
É muito importante que as válvulas sejam de um material resistente a temperaturas de extremos diferentes, pois elas podem ser utilizadas com matérias-primas de circunstâncias frias ou quentes, sem sofrer alguma corrosão.
Mas como funciona esse equipamento?
Como funciona?
Quando adentra o conteúdo que vai passar pela válvula, ele fica estagnado até que quem controla abra o diafragma para a saída de fluxo. Quando aberto o conteúdo liberado se encaminha pra saída e mantém pressão contra o diafragma. O equilíbrio perfeito de pressão é quando tanto o gás quanto a mola da válvula que libera a saída exercem a mesma força no diafragma.
Existem diversos modelos que vão além das utilizadas na indústria, e até mesmo em aplicações simples dentro de casa. Confira!
Locais de aplicação
A forma mais básica de uma válvula de pressão você provavelmente tem dentro de casa, as panelas de pressão! Um sistema bem simples que libera vapor de dentro da panela conforme a pressão e calor.
Agora, partindo pra dois modelos mais complexos, são os botijões de gás e tanques de oxigênio. As válvulas que liberam ainda são simplórios, contudo, já possuem travas e liberam o conteúdo conforme a regulagem.
Casas, estabelecimentos empresariais ou do comércio utilizam na instalação hidráulica para garantir a economia do fluxo de água de caixas d’água, por exemplo.
Em um setor mais complexo como a mineração, a tubulação de água é extensa e de alta pressão, conforme a profundidade da escavação. Por isso, muitas válvulas são instaladas para evitar estouros da tubulação durante o uso dos equipamentos.
Setores como a aeronáutica as utilizam na pressurização de cabines de aviões e indústria de gás naturam as usam para regular a passagem de gás em tubulações de transmissão de larga escala.
Com esta variedade, você entende como estas válvulas são essenciais para garantir o funcionamento em diversos setores. Contudo, não é uma peça a qual você compra em uma loja de peças ou semelhante. O recomendado é consultar-se com uma empresa de automação industrial, para identificar qual os melhores modelos para o seu negócio!