O ano de 2019 trouxe diversas evoluções no mercado industrial, voltando-se a inovação tecnológica, Internet of things, Internet dos serviços e sistemas Cyber-Físicos. Isso, nós chamamos de Indústria 4.0. 2020 se mostra com crescente em três tópicos: tecnologias avançadas, sustentabilidade e relevância digital.
A Indústria 4.0 e as necessidades dela são uma consequência das crescentes evoluções tecnológicas e essa parte é voltada aos processos da empresa. Agora, estamos pensando além da produção. Não a descartando, mas com um olhar em como uma indústria se relaciona com os clientes nos meios digitais.
Apesar de já ser tendência, agora, em 2020, os tópicos sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente estão com muita força no mercado.
Pode parecer complexo, mas pode ficar calmo. Afinal, nós estamos aqui! Vamos conversar primeiro do nosso know how maior, as tecnologias. Depois vamos falar de sustentabilidade e relacionamento com o cliente.
Tendências digitais afetam cada vez mais as indústrias
No momento, os estudos apontam desenvolvimentos voltados para algumas coisas já existentes, como a tecnologia banda larga 5G. Outras, estão voltadas para a Indústria 4.0.
Já tivemos a Internet of Things (interconexão de objetos cotidianos pela internet), agora o mercado avança para a AIoT (Artificial Inteligence of Things). Ou seja, essa interconexão será guiada e usada por uma IA!
Novas tecnologias voltadas ao setor industrial vão apresentar-se com o decorrer do ano. Agora, depende mais de como as empresas estão se adequando às técnicas e processos atuais para melhorar a vida dos consumidores!
Sustentabilidade está crescendo entre empreendedores e consumidores
Preocupações globais vão afetar como empresas atuam e como os clientes (até os fiéis) a enxergam e se relacionam com elas. Mas, por quê isso está acontecendo?
Há uma preocupação crescente com o meio ambiente, por parte da sociedade e com a economia das indústrias, por parte de empreendedores. Vamos entender isso com os dados a seguir.
Preocupação ambiental
O mundo está se movimentando e incentivando a todos que procurem soluções ecológicas dentro de empresas, comércios e indústrias. A tendência é tão grande que o dicionário Oxford, da Inglaterra, elencou como palavra do ano de 2019 “emergência climática” (“climate emergency”).
Além disso, o aumento de popularidade da jovem ativista ambiental, Greta Thunberg, move parcelas maiores da sociedade e, ademais, os incêndios ocorridos na Austrália já repercutem na vida dos brasileiros.
Casos como esses se mostram cada vez mais relevantes na forma que uma pessoa pensa, consome e vive.
Práticas sustentáveis em empresas
Para reduzir as contas e assim economizar mais, muitas empresas estão incentivando a reciclagem e a redução de gastos em energia elétrica e água. Como? Bom, a primeira é a redução de desperdícios, tornando a manufatura mais enxuta.
Os gastos podem ser reduzidos com investimentos a longo prazo. Por parte da energia, com a instalação de painéis fotovoltaicos para captação de energia solar ou telhas translúcidas para gastar menos com luz. Já a água, há muitos lugares que investem em sistemas de captação de chuva que, quando filtrada, pode abastecer os processos da empresa!
Negócios e mundo digital
Os clientes estão cada vez mais exigentes e querem se sentir identificadas com as marcas que consomem. O conteúdo e a forma de ofertar são a curadoria que potenciais consumidores estão procurando constantemente.
Portanto, as empresas que melhores se inserirem em tendências digitais, nas redes, podem ampliar a margem de lucratividade de forma significativa. Isso significa investimento na comunicação e sair da zona de conforto das antigas formas de fazer negócios!
Gostou do conteúdo? O ano começou, e a década começou também! Por isso, muitas novidades estão por vir! Para ficar por dentro delas, pode contar com a Aba Metalúrgica para saber tudo!
Nos siga nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para ficar por dentro das novidades! Quer saber mais sobre as nossas válvulas? Entre em contato com o nosso setor comercial!
Até a próxima!