Além de estreitar o relacionamento entre as duas empresas, abrindo portas para novas vendas, ele ainda facilita a solução de eventuais problemas com produtos e serviços.
Problemas esses que dificilmente chegam ao nosso conhecimento sem o contato do pós-venda.
Como consequência, o cliente insatisfeito simplesmente abandona o fornecedor e deixa de comprar com ele.
Assim, a estratégia acaba por evitar as indesejáveis reclamações.
Isso mesmo!
Aliás, você sabia que 95% das reclamações atendidas e solucionadas geram uma nova compra?
Quem diria que uma simples ação, relacionada ao que acontece depois que um cliente já adquiriu um produto, seria tão eficaz!
Para saber mais sobre ela, fique por aqui.
Nesse artigo, você vai entender a importância do pós-venda, além de conhecer todas as suas vantagens.
Aproveite!
A importância do pós-venda e as vantagens dele para a indústria B2B
Agora você vai saber um pouco mais sobre a importância do pós-venda.
Para isso, fizemos uma lista com as principais vantagens da estratégia.
Confira!
1 – Proporciona segurança
Depois que o cliente realiza uma compra pela primeira vez, pode ser que ele fique inseguro com relação a ter adquirido ou não o melhor produto.
É aí que entra o pós venda.
Ele facilita a sensação de conforto sobre aquele item.
Isso porque o fornecedor tem a chance de mostrar que a mercadoria é realmente de qualidade e que de fato vai fazer a diferença.
Mas o consumidor também vai perceber que existe uma preocupação com ele e com a sua satisfação.
2 – Soluciona problemas com produtos ou com o processo de venda
O pós-venda permite que possíveis falhas sejam identificadas.
E não só com relação ao produto, mas talvez com uma produção inteira ou até com atrasos na entrega e erros no sistema de compra.
Portanto, a estratégia permite a identificação rápida e a solução ágil da situação.
3 - Fortalece a imagem da marca
O pós-venda é também um facilitador com relação à imagem que o público terá da marca.
Afinal, ele mostra que a empresa está sempre disposta a ajudar e a resolver eventuais problemas dos clientes.
O público ficará mais seguro e confiará muito mais em uma empresa preocupada com ele e com a sua satisfação e provavelmente vai recomendá-la para amigos e conhecidos.
3 – Facilita a retenção de clientes
O pós-venda tem um foco total no cliente que já adquiriu um produto.
Entre outros objetivos, a ideia é fidelizá-lo para que compre outras vezes.
E a empresa que retém consumidores fatura mais e gasta menos, uma vez que o custo com um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que o de retenção.
Fora isso, ao entender as necessidades e também as críticas do público, é possível trabalhar de maneira a atender muito bem os seus anseios.
É assim que os consumidores escolhem um fornecedor e se tornam fiéis a ele!
Agora certamente você já sabe a importância do pós-venda.
Ele é uma ótima maneira de fidelizar clientes, reduzir custos e melhorar diversos processos em uma empresa!